A Petrobras é a empresa nacional de petróleo do Brasil, sendo considerada um ícone no país. A empresa produz pelo menos 10% do petróleo e gás do país, e mais de 80% de seu gás vem da região sul do país. A empresa também fornece energia para mais da metade da eletricidade do país. No entanto, os acontecimentos recentes tornaram a Petrobras objeto de ceticismo e críticas.
Pouco depois de o preço das ações da empresa ter caído 20%, vários analistas baixaram suas classificações para as ações da Petrobras. De acordo com alguns relatórios, o principal analista João Carlos de Souza, da empresa de investimentos Goldman Sachs, reduziu sua qualificação para neutro de compra devido a preocupações com os dividendos da Petrobras. Além disso, o gestor de fundos de hedge Thomaz Maira, do Banco Icap, reduziu sua classificação de comprar para manter devido à menor eficiência de capital e aos fracos resultados financeiros da Petrobras. Todos esses relatórios levaram a uma queda ainda maior no preço das ações da empresa.
O dividendo da Petrobras também foi reduzido pela metade devido a resultados financeiros abaixo do esperado. De acordo com o IBGC-Petrobras, o lucro líquido caiu 50% devido a despesas acima do esperado e menores preços de venda de petróleo e gás. A empresa também incorreu em uma perda de US$ 2 bilhões devido a acusações de corrupção contra vários executivos e políticos. Além disso, a Petrobras teve que gastar US$ 832 milhões em exploração e recuperação geológica em 2016, o que foi mais que o dobro do ano anterior.
Vários altos funcionários do governo também pediram uma investigação sobre as finanças da Petrobras quando o preço de suas ações caiu 20%. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse estar ‘preocupado’ com a queda do preço das ações da Petrobras desde que ocorreu pouco antes do Natal; ele também aconselhou os investidores a não vender suas ações, pois isso causou a queda. Além disso, o atual presidente Michel Temer acrescentou seu apoio a uma investigação ao declarar que ‘algo estranho’ aconteceu com as cotações das ações da Petrobras.
Devido aos maus resultados financeiros e dividendo pela metade, muitas pessoas acreditam que a Petrobras está em apuros. Várias figuras proeminentes querem uma investigação sobre suas finanças, e vários analistas sugerem que os investidores abandonem suas ações, já que os maus resultados financeiros causaram a queda de preço. Como a Petrobras está associada ao patriotismo brasileiro, parece improvável que a empresa enfrente acusações criminais por má gestão. No entanto, se seus problemas financeiros piorarem — ou se eles não puderem fornecer energia enquanto grandes reparos de infraestrutura ocorrerem — eles terão sérias consequências para a economia do país e para os cidadãos.