A Copa do Mundo de 2022 no Catar vai oferecer muito entretenimento para os fãs de futebol e para a seleção brasileira. Mas o torneio, um dos maiores eventos esportivos do mundo, também pode criar boas oportunidades de investimento na bolsa para quem acompanha o mercado mais de perto. Especialistas consultados pela reportagem apontaram empresas que podem ter valorizado as ações antes e durante os jogos.
O foco de economistas e consultores de investimentos foi centrado nos setores de consumo de alimentos, varejo, eletrodomésticos e artigos esportivos. De acordo com especialistas, com o aumento da demanda por produtos como carnes, cervejas, televisores e até equipamentos esportivos, as vendas de algumas empresas vão aumentar nos próximos meses e o valor das ações aumentará. Algumas empresas são negociadas na B3 (Bolsa de Valores Brasileira).
A Copa do Mundo pode beneficiar setores relacionados ao consumo, entretenimento, publicidade, consumo de carnes e bebidas e aparelhos eletrônicos. Esses setores tendem a se beneficiar. Quando se tem esses grandes eventos com possibilidade de gerar grandes reuniões, festas e o consumo de determinados produtos, esses setores costumam ter faturamento e valorização elevados, explicou Ricardo Coimbra, assessor do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE).
Confira algumas empresas apontadas pelo painel de especialistas, ouvidos pela coluna, que podem ser bons investimentos durante a Copa do Mundo:
- Ambev (bebidas)
- Minerva (alimentação)
- Marfrig (alimentação)
- BRF (alimentação)
- Vulcabrás (vestuário)
- Via Varejo (comércio)
- Magazine Luíza (comércio)
- Americanas (comércio)
- SBF/Centauro (material esportivo)
Henryque Campos, executivo da Aveiro Consultoria, também previu que as empresas que integram a seleção brasileira poderão se beneficiar do mercado diante de um possível aumento da demanda pelos produtos e serviços que oferecem.
Além disso, outras promoções também podem se beneficiar do período da Copa do Mundo, em especial empresas patrocinadoras da seleção brasileira, pois terão mais espaço e divulgação na mídia esportiva, além de inserções diárias e anúncios entre as partidas. , disse.