Enauta (ENAT3) Adquire Participação em Parque das Conchas
A Enauta (ENAT3) anunciou recentemente a aquisição da totalidade do interesse de 23% que a QatarEnergy Brasil Ltda. possuía nos campos de petróleo de Abalone, Ostra e Argonauta. Estes campos formam o chamado Parque das Conchas, localizado na Bacia de Campos.
Aquisição Efetuada
Desenvolvida com a intenção de ampliar a presença da Enauta no mercado, o negócio tem como data efetiva o primeiro dia de julho de 2023. O valor total da transação é de impressionantes US$ 150 milhões, pagos em várias parcelas. Na assinatura, US$ 15 milhões foram desembolsados prontamente. As parcelas restantes, ajustadas de acordo com o fluxo de caixa do período, serão depositadas após a aprovação das autoridades competentes.
Parque das Conchas: detalhes da operação
O Parque das Conchas é gerenciado pela Shell, que controla uma participação de 50% na operação. A ONGC mantém os 27% remanescentes. Em relação à produtividade, no primeiro semestre de 2023, o Parque das Conchas apresentou uma produção média de 28 mil barris diários de óleo equivalente. No presente momento, a produção alcança em média 35 mil barris de óleo equivalente por dia, vindos de 25 poços conectados à plataforma afretada FPSO Espírito Santo. Os contratos de concessão dos campos atuais permanecem em vigor até 2032.
- Operador: Shell (50% de participação)
- Outro sócio: ONGC (27% restantes)
- Produção atual: 35 mil barris de óleo equivalente por dia
- Produção no primeiro semestre de 2023: 28 mil barris de óleo equivalente por dia
- Vigência dos contratos de concessão: até 2032
Com a aquisição desta participação por parte da Enauta, existe uma expectativa de aumento na produção e no fluxo de caixa, resultando em crescimento contínuo e sustentável para a empresa.