Estamos nos aproximando rapidamente de novembro, e a contagem regressiva para as eleições presidenciais nos Estados Unidos já começou. Com apenas uma semana para o grande dia, a disputa entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump se intensifica. No entanto, é importante lembrar que o Colégio Eleitoral é quem realmente decide o vencedor, e atualmente, Trump aparece ligeiramente à frente nas projeções.
Essa situação tem levado alguns investidores a se prepararem para um possível retorno do republicano à presidência, o que poderia resultar em mudanças significativas, como aumento de tarifas, cortes de impostos e uma onda de desregulamentação econômica. Neste cenário, o Ibovespa se esforça para manter sua trajetória positiva, registrando uma alta de pouco mais de 1% na última segunda-feira, enquanto aguarda novidades sobre medidas de contenção de gastos do governo.
Além disso, a temporada de balanços está em pleno andamento. A Petrobras divulgou seu relatório de produção do terceiro trimestre, que mostrou uma queda na produção, enquanto o Santander Brasil anunciou um aumento de 10% em seu lucro, superando expectativas de rentabilidade. E para adicionar mais à agenda do dia, ainda há a divulgação do balanço da Amazon e a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em um evento em Londres.