Nesta segunda-feira, 28, a Petrobras apresentou sua prévia operacional do terceiro trimestre de 2024. A produção total de óleo e gás foi de 2,69 milhões de barris equivalentes por dia (MMboed), levemente abaixo dos 2,72 MMboed do trimestre anterior.
O analista da Empiricus, Ruy Hungria, atribui essa queda de 10% na produção no pós-sal e de 8% em terra e águas rasas a intervenções e manutenções. Por outro lado, a produção no pré-sal teve um crescimento de 0,4%, alcançando 1,8 MMboed, beneficiada pela entrada do FPSO Sepetiba e por novos poços na Bacia de Santos.
Para o trimestre atual, a expectativa é de um desempenho ainda melhor com a ativação do FPSO Maria Quitéria, que pode produzir até 100 mil barris diários. No segmento de refino, a Petrobras teve um aumento de 4,2% nas vendas e na produção, com a utilização do parque atingindo 95%.
O segmento de gás e energia também se destacou, com um crescimento de 13,6% nas vendas de gás natural e um impressionante aumento de 157% na venda de energia elétrica. Hungria conclui que, mesmo com algumas paradas, a empresa demonstrou resultados operacionais robustos.
