Detalhes de acordo financeiro em finalização
O governo argentino está nas etapas finais de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em relação ao seu programa de empréstimo de 44 bilhões de dólares, de acordo com um comunicado do porta-voz do governo. A expectativa é que o anúncio oficial do acerto aconteça ainda nesta quarta-feira.
Subindo os preços dos títulos
Com a crescente esperança da conclusão do acordo, o preço dos títulos soberanos da Argentina teve crescimento nesta quarta-feira, apresentando uma alta média de 3% após terem registrados perdas nos últimos dias. O índice de risco do país apresentou queda, após chegar o pico de sete semanas na terça-feira.
Urgência em retomar o acordo
Confrontada com uma inflação se aproximando a 200% e com as reservas líquidas de moeda estrangeira em território negativo, a Argentina necessita urgentemente retomar este acordo extenso com o FMI. Isto ocorre após falhas do último governo em cumprir várias metas econômicas ligadas ao programa.
Discussões em Buenos Aires
As autoridades do novo governo têm mantido discussões com representantes do FMI em Buenos Aires desde o final da última semana. O objetivo é desbloquear a sétima revisão do programa e aproxidamente 3,3 bilhões de dólares em fundos. Esses recursos são necessários para pagamento de suas dívidas.
Desafios para o novo governo
Os mercados argentinos, que viram um forte crescimento após a posse do presidente Javier Milei no mês passado, agora trazem ao líder libertário uma realidade mais palpável. Isso ressalta o desafio que o novo governo enfrenta para solucionar a pior crise econômica que o país sofre em décadas.