Crescimento Acelerado de Bancos Públicos Previsto para 2024
Projeções de mercado indicam que o crescimento dos bancos públicos será mais robusto que o dos pares privados em 2024. Instituições como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que tiveram um crescimento em dois dígitos em suas carteiras de crédito em 2023, estão prontas para continuar essa expansão. Graças à natureza de seus negócios e ao conservadorismo mais acentuado dos bancos privados, estima-se um maior crescimento para as instituições estatais.
Expansão das Carteiras de Crédito
Entre janeiro e setembro de 2023, a carteira de crédito da Caixa aumentou 11,4%, passando a totalizar R$ 1,091 trilhão. Esta é uma expansão notável quando comparada ao mesmo período de 2022. O Banco do Brasil também teve uma expansão considerável, de 10%, totalizando R$ 1,066 trilhão. Contrastando com estes números, o Itaú Unibanco teve um crescimento de 5,7% em suas operações no mesmo período.
Comentários dos Executivos
Marcos Brasiliano, vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, acredita que esta tendência de crescimento no primeiro semestre continuará, especialmente em linhas direcionadas, e que o mercado privado será mais cauteloso.
- Através de uma modalidade de crédito imobiliário direcionado, a Caixa conseguiu um crescimento notável de 14,6% em 2023.
Por outro lado, Felipe Prince, vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do BB, prevê um crescimento mais forte no mercado em 2024, embora mais modesto que durante o período da pandemia. Segundo Prince, o BB se beneficiou ao manter o apetite de risco durante o último ano.
- Segundo o executivo, o banco visou mercados que proporcionavam um melhor retorno ajustado ao risco.
Fatores para a Manutenção do Crescimento
Vários fatores contribuíram para a manutenção do ritmo de crescimento do Caixa e do BB. Em especial, as principais carteiras de ambos os bancos referem-se a mercados com baixa inadimplência e garantias robustas, como o mercado imobiliário e o agrícola. Comparativamente, os bancos privados têm uma maior presença em linhas de financiamento ao consumo, que apresentam maior risco de inadimplência.
Perspectivas
As expectativas de crescimento do BB para 2024 ainda estão para ser divulgadas oficialmente. No entanto, a organização já sinalizou que poderá ter um crescimento elevado de um a dois dígitos em relação a 2023.
Assim, espera-se a continuação da tendência de crescimento robusto para os principais bancos públicos no Brasil em 2024.