IBC-Br Rompe Série de Retração e Registra Estabilidade
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Brasil apresentou uma variação de 0,01% em novembro, interrompendo uma série de três meses de retração e ilustrando efetivamente uma fase de estabilidade, conforme divulgado pelo Banco Central. É importante ressaltar que esse resultado ficou aquém da previsão dos analistas da LSEG, que esperavam um crescimento de 0,10% para o mesmo período.
Análise Year-over-Year
Em uma análise year-over-year, a prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é o indicador IBC-Br, registrou uma alta de 2,19% na comparação com novembro do ano anterior.
Desempenho Trimestral do IBC-Br
No trimestre que se encerrou em novembro, houve uma queda de 0,49% do indicador quando comparado ao trimestre anterior. Porém, o cenário quando comparado ao mesmo trimestre no ano 2022 mostra um crescimento de 1,20%.
IBC-Br Acumula Alta em 11 Meses
Apesar dos altos e baixos, o IBC-Br conseguiu acumular uma alta de 2,40% nos primeiros 11 meses de 2023, um indicativo positivo para a economia. Em uma perspectiva de 12 meses, a alta foi de 2,31%, confirmando a ascensão econômica.