IPCA-15 Fecha Janeiro Com Alta de 0,31%
O IPCA-15, índice que serve como uma prévia da inflação oficial do país, interrompeu a sequência de aceleração que vinha apresentando desde outubro do ano passado. O mês de janeiro terminou com uma alta de 0,31%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo fornecimento dos dados.
As previsões iniciais, baseadas no consenso da LSEG, apontavam para uma inflação mensal de 0,47%, valor que acabou não sendo verificado.
Variação do IPCA-15 nos Últimos 12 Meses
Em termos anuais, a oscilação do IPCA-15 registrou 4,47% nos últimos 12 meses, valor inferior aos 4,72% que haviam sido apontados até dezembro. A expectativa dos analistas reunidos em consenso estava fixada em 4,63%.
Grupos de Produtos e Serviços do IBGE
Das nove categorias de produtos e serviços monitoradas pelo IBGE, sete apresentaram alta em janeiro. O maior impacto foi percebido em Alimentação e Bebidas, com uma alta de 1,53% e que resultou em um impacto de 0,32 pontos percentuais.
A série histórica do IPCA-15 indica uma desaceleração a partir de janeiro, depois de três meses de crescimento. Em outubro, o indicador subiu 0,21%, seguido por um aumento de 0,33% em novembro e de 0,40% em dezembro.
IPCA-15 e Alimentação e Bebidas
- A subida de 1,53% do grupo Alimentação e Bebidas teve um impacto significativo na taxa do IPCA-15 de janeiro.
- Esse grupo foi responsável pelo maior impacto na taxa, contribuindo com 0,32 pontos percentuais para a formação da inflação.