IPCA em Dezembro e Acumulado Anual
Em recente análise do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do Brasil, testemunhamos um aumento de 0,56% durante o mês de dezembro, em relação a novembro, onde a taxa se encontrava em 0,28%. Portanto, estes são dados provindos diretamente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Não somente isso, a inflação acumulada de 2023 fechou em 4,62%, esse valor colocou-se superior ao de 2022, em que tínhamos 5,79%. Uma surpresa para muitos, estas estatísticas superaram o consenso LSEG, onde a estimativa apontava para uma inflação mensal de 0,48%, e um acumulado anual de 4,54%.
Avaliação dos Grupos de Produtos e Serviços
Em dezembro, os nove grupos de produtos e serviços sujeitos à pesquisa de inflação registraram altas. Dentre estes, o grupo de alimentação e bebidas apresentou a maior – com 1,11%. Além de ser superior ao mês anterior (0,63%), este resultado foi o de maior influência no desempenho geral, causando um impacto de 0,23 ponto percentual.
-
Mudanças Climáticas Afetam a Produção Alimentícia
-
Alta no Preço do Arroz e Feijão
Segundo André Almeida, gerente da pesquisa, mudanças na temperatura e um aumento na precipitação em várias regiões do país tiveram grandes impactos na produção de alimentos, em especial àqueles in natura, como tubérculos, hortaliças e frutas. Estes itens são conhecidos por serem extremamente sensíveis a mudanças climáticas.
Em relação aos alimentos mais tradicionais do brasil, o arroz e o feijão, observamos uma alta no preço para ambos. Almeida aponta que o clima desfavorável foi o principal responsável por impactar a produção de arroz. Por outro lado, a alta no preço do feijão, foi relacionada não somente ao clima adverso, mas também ao aumento do custo de fertilizantes e a redução da área de plantio.
Alimentação Fora do Domicílio
A inflação para alimentação fora do domicílio também acelerou, de 0,32% em novembro para 0,53% em dezembro. Os maiores aumentos foram observados em lanches (0,74%) e refeições (0,48%).