Cenário do PMI de Serviços na China
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de Serviços na China, teve um aumento de 51,5 em novembro para 52,9 em dezembro. Isso de acordo com os dados provenientes da pesquisa mensal da S&P Global em parceria com o Caixin Insight Group. Este resultado superou as expectativas e é o mais alto desde julho de 2023.
PMI em Expansão
O PMI mantém-se acima da linha de 50,0 – que distingue a expansão da contração da atividade – há 12 meses consecutivos. Além disso, a composição do PMI, que também leva em consideração o setor industrial, avançou de 51,6 em novembro para 52,6 no final do ano. Essa taxa é a melhor registrada desde o mês de maio.
Condições Favoráveis
- Empresas de serviços relataram que o mercado está melhor e as grandes entradas de novos negócios fortaleceram a atividade no setor.
- Novos negócios aumentaram em ritmo forte, com várias empresas registrando melhorias no número de clientes e gastos.
- A demanda externa pelos serviços chineses aumentou novamente. Mesmo que modestamente, a taxa de crescimento das novas encomendas para exportação foi bastante significativa.
Projeções Otimistas
As empresas de serviços demonstraram otimismo com relação às perspectivas econômicas para o próximo ano. Segundo o economista Wang Zhe, o PMI de serviços se manteve em expansão ao longo do ano, indicando uma recuperação consistente na China. Tanto a oferta quanto a demanda se expandiram, e a demanda externa manteve um aumento pelo quarto mês consecutivo.