Aumento marginal do Índice de Gerentes de Compras na Zona do Euro
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços na zona do euro registrou um aumento marginal em dezembro de 2023. O índice aumentou de 48,7 em novembro para 48,8 em dezembro, de acordo com a pesquisa da S&P Global e banco HCOB. Este é o quinto mês consecutivo que o índice fica abaixo da marca de 50,0, que distingue a expansão da contração da atividade.
Expectativas Excedidas
As descobertas superaram as previsões do consenso Refinitiv dos analistas, que projetavam um PMI de 48,1. Além disso, o índice composto, que abrange os serviços e a indústria, permaneceu estável em 47,6 em dezembro. Isto representa o sétimo mês abaixo do ponto médio, indicando um declínio duradouro, porém limitado, da atividade empresarial na zona do euro.
Demanda Fraca, Apesar da Recuperação
De acordo com a pesquisa, a demanda por serviços na zona do euro manteve-se fraca no final do ano. No entanto, a diminuição nas receitas de novos negócios foi a mais suave desde julho passado. As vendas para clientes estrangeiros também diminuíram, com a queda acelerando no último mês do ano.
Crescimento do Emprego e Alta na Confiança das Empresas
O setor de serviços experimentou um crescimento constante no emprego através de toda a economia da zona do euro. A taxa de criação de empregos permaneceu inalterada no mês, embora a expansão no número de trabalhadores tenha sido a segunda mais suave desde fevereiro de 2021. Entretanto, a confiança das empresas melhorou durante o mês de dezembro, alcançando o seu nível mais elevado desde meados de 2023.
Aggressividade na Fixação dos Preços
Os dados da pesquisa também mostraram que as empresas de serviços na zona do euro foram mais agressivas ao fixar os preços, apesar do declínio na velocidade dos custos dos fatores de produção para um mínimo de cinco meses.