Bradesco Asset Muda Previsão para a Selic ao Final do Ano
A gestora de investimentos Bradesco Asset Management modificou suas projeções sobre a trajetória futura da Selic, a taxa básica de juros brasileira. Em vez de esperar duas etapas de redução, a empresa agora espera uma queda constante nas taxas do país, prevendo um primeiro corte nos Estados Unidos em junho, em vez de novembro como havia sido estimado anteriormente.
Em sua avaliação, a Casa espera que a ação do Federal Reserve, o banco central americano, elimine uma possível restrição futura da Selic. Ela prevê que a taxa de juros será reduzida para 8,5% até novembro, marcando o final do ciclo de reduções do Banco Central Brasileiro (Bacen).
Novas Perspectivas
Anteriormente, a expectativa era que a redução da taxa de juros ocorreria em duas etapas. A primeira levaria as taxas a 9,5% no final deste ano, com uma segunda redução posterior para 8,5% apenas em 2025, com base na redução dos juros nos EUA. Essa nova perspectiva, portanto, representa uma mudança significativa nas previsões.
Previsões Econômicas
Pesquisas da Bradesco Asset também apontam para potenciais mudanças no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, com expectativas mudando de um crescimento de 1,5% para 1,7%. A inflação, do ponto de vista da gestora, deve fechar 2024 em 4% após marcar um aumento de 4,6% em 2023.
O cenário econômico também considera um déficit primário de 0,75% do PIB, com uma possível revisão do resultado primário para 2024 e anos subsequentes. Em termos de política monetária dos EUA, a Casa prevê que o Fed começará a reduzir as taxas de juros mais cedo do que o esperado, chegando a 4,25% no final do ano, abaixo da previsão anterior de 5%.
Pretende-se realizar uma diminuição de 25 pontos-base em junho, com uma queda total de 125 pontos-base nos Fed Funds, devido à preocupação do Fed com o enfraquecimento da economia e do mercado de trabalho.