Continuidade da Recuperação Econômica na Zona do Euro e União Europeia
O fim do ano de 2023 foi marcado por uma continuação da recuperação econômica tanto na Zona do Euro quanto na União Europeia. O Indicador de Sentimento Econômico (ESI), em inglês, observou uma subida de 2,4 pontos em relação a novembro, marcando 96,4 na área da moeda comum. No bloco econômico como um todo, também houve avanço com 1,8 pontos, resultando em um total de 95,6, conforme indicado pela Comissão Europeia.
Estabilidade e Crescimento nas Expectativas de Emprego
O Indicador de Expectativas de Emprego (IEE) na União Europeia melhorou moderadamente, subindo 0,5 ponto para 102,4. Na Zona do Euro, permaneceu estável com um leve aumento de 0,1, mantendo-se em 102,8.
Aumento na Confiança dos Consumidores
Em uma nota positiva adicional, a estimativa provisória do indicador de confiança dos consumidores em dezembro de 2023 subiu novamente. Na UE, aumentou em 1,5 ponto percentual na UE e 1,8 ponto percentual na zona do euro. As taxas resultantes foram de -16,0 (UE) e -15,1 (área da zona do euro) o que, embora ainda esteja abaixo da média de longo prazo, marca um aumento na confiança do consumidor.
Balanço das Maiores Economias da UE
No panorama geral, também houve um aumento na confiança dos gestores no comércio varejista, assim como nos setores de serviços e construção. Itália, Espanha e Alemanha, dentre as maiores economias da UE, viram o indicador do clima económico melhorar com ganhos respectivos de +2,6, +2,4 e +2,4 pontos. Enquanto isso, houve uma pequena queda na Holanda (-1,1) e, num grau mais diminuto, também na França (-0,5). Na Polônia, o sentimento permaneceu estável com um aumento mínimo de 0,2.
Perspectivas para o Futuro
A economia na Zona do Euro e na União Europeia mantém uma tendência positiva, apesar dos desafios. A consequente melhora no clima econômico e nas expectativas de emprego sinalizam uma perspectiva otimista para o próximo ano.