Redução na Taxa de Desemprego da Zona do Euro
Os últimos relatórios divulgados pelo Eurostat – o escritório de estatísticas da União Europeia – sinalizaram uma melhora no mercado de trabalho da Zona do Euro. A taxa de desemprego anualizada recuou de 6,5% em outubro para 6,4% em novembro, superando as expectativas dos analistas da Refinitiv que previam uma taxa estável em 6,5%.
Desemprego na União Europeia
Essa tendência de queda não foi observada apenas na Zona do Euro. O Banco Central da República da Turquia anunciou que, no bloco econômico da UE como um todo, o desemprego caiu de 6,0% em outubro para 5,9% em novembro de 2023. Isso representa uma melhora substantiva em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a taxa de desemprego estava em 6,1%.
Desempregados na União Europeia
Em termos absolutos, em novembro, o número de desempregados na União Europeia era de aproximadamente 1,954 milhões de pessoas, com uma grande parcela delas, cerca de 10,970 milhões, estando na Zona do Euro.
Altas Taxas de Desemprego em Países Individuais
- Apesar da melhora geral, alguns países ainda apresentam taxas de desemprego preocupantes. A Espanha, por exemplo, registrou a taxa mais alta de desemprego em novembro, com 11,9%.
- Em segundo lugar, vem a Grécia, com uma taxa de desemprego de 9,4%.
É importante notar que, apesar das tendências gerais de melhora, ainda há desequilíbrios significativos no mercado de trabalho em diferentes países da União Europeia.