XP Diminui Projeção de Inflação para 2024
A corretora de valores brasileira, XP, reviu sua projeção de inflação para o ano de 2024. Este ajuste acontece em resposta à expectativa de uma redução adicional nos preços das commodities e de fortalecimento da taxa de câmbio. Como resultado deste panorama, a XP agora estima que a taxa de juros ao final do ano fique em 9%, conforme comunicado na mais recente edição de seu relatório.
Prognósticos Atualizados
Com esta revisão, a XP prevê agora um aumento de 3,7% no IPCA em 2024. Esta previsão marca uma diminuição em relação à estimativa anterior, que sugeriu um aumento de 4,1% no mesmo índice. Além disso, a projeção para a taxa Selic ao fim do ano foi também reduzida, passando de 10% para 9%.
“O mercado de commodities apresentou uma nova tendência de queda no quarto trimestre de 2023, algo que não estava previsto em nosso cenário base. Nesse cenário, estávamos contando com uma estabilização média desses preços”, comentou a equipe responsável pelo relatório da XP.
Impacto na Taxa Selic
A queda nos preços das commodities é uma excelente notícia para os bancos centrais, uma vez que ajuda a controlar a inflação ao consumidor no curto prazo, mesmo com a atividade econômica e o mercado de trabalho mantendo-se firmes. Este fenômeno torna possível para o Banco Central prolongar o ciclo de flexibilização monetária e atingir o nível neutro mais cedo. Atualmente, a taxa Selic se encontra em 11,75% depois de quatro cortes seguidos de 0,50 ponto percentual, que iniciaram em agosto do ano passado.
Pressões de Inflação e Projeção do Câmbio
No entanto, a XP também expressou preocupações sobre a tendência expansionista da política fiscal e parafiscal, tanto no Brasil como em outros países. Tal cenário pode pressionar as expectativas de inflação devido ao impacto potencial na demanda agregada e no aumento da dívida pública a longo prazo.
A corretora também atualizou suas previsões para a taxa de câmbio, estipulando a cotação do dólar a R$ 4,70 no final de 2024, em vez dos R$ 4,85 previamente esperados.
Projeção PIB 2024
Quanto ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a XP manteve sua projeção de uma alta de 1,5% em 2024.
