Decisão da SEC sobre ETFs de Bitcoin mantém mercado em suspensão
Na manhã desta segunda-feira (8), o Bitcoin (BTC) mostrou-se estável, com investidores aguardando a decisão da SEC (Securities and Exchange Commission), equivalente à Comissão de Valores Mobiliários nos Estados Unidos, sobre uma série de pedidos de ETFs (fundos de índice) que possuem exposição direta a esta criptomoeda em particular.
A SEC tem até a quarta-feira (10) para aprovar ou rejeitar a solicitação feita pela Ark Invest. Esta empresa é gerida pela experiente investidora Cathie Wood. Há a possibilidade de que um grande lote de pedidos possa ser aprovado ao mesmo tempo. Além da Ark, gestoras renomadas como BlackRock, Invesco, Fidelity e Hashdex estão tentando listar seus próprios fundos de índice de Bitcoin nos EUA.
Desempenho de mercado
Por volta das 8h, o Bitcoin estava sendo negociado a US$ 44.107, com uma ligeira alta de 0,30% nas últimas 24 horas. Na semana, o BTC teve um lucro de 3,10%. Nos últimos 12 meses, a criptomoeda valorizou 160%, impulsionada pelo otimismo gerado com a possibilidade da aprovação do ETF, que é uma novidade nos EUA e que, segundo estimativas da Bloomberg Intelligence, pode atrair US$ 100 bilhões ao longo do tempo.
Michael Anderson da Framework Ventures afirmou: “O mercado ainda está subestimando seriamente o impacto potencial da aprovação de um ETF de Bitcoin.”
Outras criptomoedas e Wall Street
Outras criptomoedas operaram de forma mista na segunda-feira. Enquanto o Ethereum (ETH) caiu 0,70% e a Cardano (ADA) registrou uma queda de 5,60%, a Stacks (STX) disparou 16,30% e o Injective (INJ) subiu 2,20%.
Em Wall Street, os índices futuros dos EUA operavam em baixa, com investidores expectantes quanto aos dados de inflação e aos lucros dos grandes bancos durante esta semana. Os índices Dow Jones Futuro, S&P 500 Futuro e Nasdaq Futuro tiveram queda de 0,34%, 0,11%, e 0,21%, respectivamente.
Por outro lado, informações recentes da Bloomberg informam que, no final de dezembro, algumas empresas também nomearam participantes autorizados – corretoras responsáveis por lidar com a criação e resgate de cestas de cotas para ETFs. Entre eles estão Jane Street Capital, corretora que foi “berço” do fundador da FTX, e o JPMorgan.
Assim, com a possibilidade da aprovação do ETF, que é uma novidade nos EUA, o mercado de criptomoedas tende a se manter na expectativa, com olhares voltados para o resultado da decisão da SEC.