Visões de Cathie Wood para o Mercado Financeiro em 2024
Em um cenário marcado por quedas nas taxas de juros, ascensão da inteligência artificial (IA) e aumento de valor do Bitcoin (BTC), Cathie Wood, fundadora, CEO e CIO da Ark Invest, delineia suas previsões para o mercado financeiro em 2024. A executiva é conhecida por sua habilidade em detectar potenciais empresas inovadoras e compartilhou suas visões em um recente evento online.
Taxes de Juros em Queda
Cathie Wood acredita que os Estados Unidos serão forçados a reduzir as taxas de juros no próximo ano. O motivo para isso será a conclusão por parte dos investidores de que a inflação era transitória, muito mais devido a um choque no lado da oferta e gargalos na cadeia de suprimentos, do que uma questão de política monetária. Ela prevê que, quando os cortes começarem, eles serão rápidos, direcionado a uma taxa de 2% a 3% ao ano.
Crescimento da IA
Mostrando-se otimista com o setor de IA, Wood afirma que a inovação tecnológica não é apenas uma “febre” do momento. Segundo a executiva, as empresas de IA possuem um amplo campo de crescimento pela frente, apesar da possibilidade de uma diminuição temporária no entusiasmo manifestado em 2023. Ela defende que as tecnologias de IA continuarão a ganhar casos de uso e a impactar o sistema produtivo.
“A produtividade de trabalhadores do conhecimento aumentará quatro vezes nos próximos seis a sete anos [por causa da IA]. E quando há aumento da produtividade, isso normalmente é acompanhado de muita geração de riqueza”.
- Entre as empresas de IA no portfólio estão a Twilio e a UiPath.
- A principal aposta da Ark em IA é a Tesla, vista como o maior projeto de IA do mundo.
Bitcoin em Alta e Ouro
O Bitcoin, segundo Cathie Wood, está preparado para um crescimento significativo, chegando a “abocanhar parte do mercado de US$ 12 trilhões do ouro”. Para ela, a aprovação recente de um ETF de Bitcoin pela reguladora dos EUA como um marco para o setor.
“O Bitcoin é o equivalente ao ouro digital, e o ouro físico é um ativo de US$ 12 trilhões de dólares. Acreditamos que o Bitcoin terá uma boa fatia disso”.
O caminho para essa conquista passa pelos investidores institucionais alocando um pequeno percentual dos seus portfólios no criptoativo. Este movimento é impulsionado pela correlação baixa dos retornos dos ativos digitais com outras classes de ativos.
“Investidores institucionais sabem que não podem perder esse tipo de oportunidade”.