A CBOE Global Markets anunciou que disponibilizará novas opções referenciadas no preço à vista do bitcoin (BTC), com lançamento previsto para 2 de dezembro de 2024. Este movimento ocorre em um momento em que o bitcoin se aproxima da marca de US$ 100 mil, oferecendo aos investidores uma alternativa para se exporem ao ativo sem a necessidade de adquiri-lo diretamente ou investir em ETFs de bitcoin spot.
O anúncio da CBOE segue a aprovação da Options Clearing Corporation (OCC) para a negociação de opções de ETFs, autorização que já havia sido concedida pela Securities and Exchange Commission (SEC) no mês anterior. No dia 19 de novembro de 2024, a BlackRock lançou opções de seu ETF de bitcoin spot, o iShares Bitcoin Trust, resultando em novas altas nos preços do criptoativo.
As opções da CBOE serão do tipo índice, atreladas ao Cboe Bitcoin U.S. ETF Index (CBTX), que monitora o desempenho dos ETFs de bitcoin listados nos EUA. Isso garante que, como os ETFs compram bitcoins, o índice também refletirá o preço à vista da criptomoeda. Com essas opções, os investidores poderão especular sobre a valorização ou desvalorização do ativo, com liquidação em dinheiro no vencimento, ou seja, as transações serão encerradas em dinheiro e não envolverão bitcoins ou ETFs.
Rob Hocking, executivo da CBOE, destacou que essa nova oferta representa uma solução atrativa para investidores que buscam exposição ao bitcoin à vista, permitindo capitalizar sobre movimentos de preços e gerenciar riscos.