O Nuban lançará a sua própria criptomoeda, a Nucoin, na primeira metade do próximo ano.
O token Nucoin será distribuído gratuitamente para toda a base de clientes do banco digital durante o lançamento oficial. O evento ainda não tem data marcada, mas a previsão é que aconteça em algum momento no início de 2023.
O objetivo principal dessa nova criptomoeda será servir como base para o programa de benefícios que o banco planeja expandir. À medida que os clientes acumulam Nucoins, eles poderão ganhar descontos em produtos e serviços do Nubank, por exemplo.
Para Fernando Czapski, líder do Nucoin, a criptomoeda será uma nova forma de reconhecer a fidelidade dos clientes e incentivar o uso dos produtos oferecidos pela instituição.
“Este projeto é mais um passo que damos por acreditar no potencial transformador da tecnologia blockchain e para democratizá-la ainda mais, indo além da compra, venda e manutenção de criptomoedas em nosso aplicativo”, diz o executivo.
O lançamento do próprio token representa mais um avanço do Nubank no meio cripto, uma aproximação que começou em maio deste ano, quando o banco investiu 1% do caixa da Nu Holdings em bitcoin, cerca de R$ 140 milhões.
Em junho, o Nubank vendeu bitcoin e ether no aplicativo, e cerca de 2 milhões de brasileiros compraram criptomoedas pelo banco nos três meses posteriores ao início da oferta.