Caixa Econômica Federal Anuncia 4.000 Vagas em Concurso Público
A Caixa Econômica Federal divulgou que pretende realizar um concurso público neste ano, totalizando 4.000 vagas. A metade destas oportunidades será direcionada para áreas de tecnologia, como parte do esforço do banco em acelerar o processo de digitalização e modernização.
Espera-se que o edital do concurso seja publicado nos próximos 30 dias. Impulsionar a transformação digital é um tópico de alta prioridade para Carlos Vieira, presidente do banco, que assumiu o cargo em novembro último. Uma das metas inclui aprimorar o atendimento e os processos online, como a contratação de produtos e crédito imobiliário via canais digitais.
Outras Vagas para Economários
As 2.000 vagas restantes serão direcionadas aos chamados ‘economários’. Estes são funcionários que trabalham nas operações bancárias gerais, como na rede de atendimento ao cliente. A necessidade de um novo concurso surgiu em resposta à diminuição do quadro de funcionários da Caixa ao longo dos últimos anos.
Manutenção da Rede Física
Outro objetivo do plano estratégico de Vieira está na melhoria do atendimento através das agências físicas. Foi afirmado anteriormente que o número de agências presenciais do banco não deve diminuir, mas haverá esforços para uma redistribuição mais eficiente destes pontos de atendimento em todo o país.
Novo Programa de Demissão Voluntária
Junto à realização do concurso, a Caixa planeja abrir um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV), voltado a funcionários com maior tempo de serviço na empresa. Estão previstas até 3.200 admissões e as inscrições deverão iniciar no próximo mês.
A abertura do concurso e do PDV foram aprovadas pelo conselho de administração da Caixa. Atualmente, o banco possui 87.053 funcionários, o que representa uma queda de 158 postos se comparado ao mesmo período do ano anterior. A rede de agências totaliza 3.371, uma unidade a menos comparado ao ano passado.