Desvalorização nos Carros Mais Vendidos no Brasil em 2023
Em 2023, no cenário automotivo do Brasil, observou-se que os 10 carros mais planejados sofreram desvalorizações. Os percentuais variaram entre 1,5% e 19,08%. A líder de vendas, a Fiat Strada, apresentou uma das maiores desvalorizações com queda de 16,06%, conforme um levantamento conduzido pela KBB Brasil, uma consultoria de referência no setor automotivo.
Ao iniciar 2023, a Fiat Strada zero quilômetro era vendida, em média, por R$ 119.652. Porém, ao final do ano, o mesmo modelo seminovo tinha o preço de revenda fixado em R$ 100.434, indicando a expressiva desvalorização.
Maiores Desvalorizações em 2023
A desvalorização mais significativa, de 19,08%, foi do Chevrolet Tracker. Este modelo foi o segundo SUV mais vendido em 2023 e o nono carro mais emplacado em geral. O preço médio do Chevrolet Tracker caiu de R$ 134.382 em janeiro para R$ 108.730 em dezembro, no caso de seminovos.
O Chevrolet Onix também apresentou depreciação considerável: 16,07% no seu valor. O preço médio do hatch 0km caiu de R$ 96.906 em janeiro para R$ 81.332 em dezembro. Em termos de emplacamento, mais de 102 mil unidades do modelo foram vendidas no ano.
Contrapondo aos destaques anteriores em desvalorização, o Volkswagen Polo foi o carro com a menor queda de valor entre os mais vendidos. Este modelo teve uma depreciação de apenas 1,50%.
Na metodologia do estudo da KBB, foram comparados o preço médio do carro 0 km em janeiro e o preço médio de revenda do mesmo modelo seminovo em dezembro – obtendo assim, a desvalorização média daquele veículo.
Desvalorização de um Carro: O que Isso Significa?
A desvalorização essencialmente reflete o ritmo em que o carro perde valor ao longo do tempo. É um indicativo que mostra se o carro seminovo tende a ser bem comercializado no mercado ou não. Contudo, vale ressaltar que a desvalorização não deve ser o único critério utilizado na hora de decidir comprar ou vender um carro.
Variáveis que Influenciam a Desvalorização
Múltiplos fatores influenciam a desvalorização de um veículo. Alguns deles incluem, o volume de vendas do modelo, a qualidade do atendimento ao cliente, a disponibilidade de peças e até mesmo se o veículo sairá de linha ou passará por reestilização.
A consultoria automotiva Jato Dynamics destaca que é necessário considerar todos esses aspectos ao avaliar a desvalorização de um modelo de carro. “Quanto mais o carro é vendido, menos desvalorizado ele tende a ficar”, afirma um dos diretores da consultoria, Milad Kalume Neto.
Contudo, o número de vendas não é o único critério determinante. A qualidade do atendimento ao cliente, o custo da mão de obra, a disponibilidade de peças e a possibilidade do carro sair de linha ou sofrer uma reestilização também impactam no nível de desvalorização.
Além disso, a dinâmica do mercado, como a alta oferta de um modelo devido as vendas para locadoras, também pode levar a uma maior desvalorização.
Lista dos 10 Carros Mais Vendidos e suas Desvalorizações
- Chevrolet Tracker (posição 9) – 66.651 emplacamentos – Desvalorização: 19,08% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 134.382 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 108.730
- Chevrolet Onix (posição 3) – 102.049 emplacamentos – Desvalorização: 16,07% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 96.906 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 81.332
- Fiat Strada (posição 1) – 120.603 emplacamentos – Desvalorização: 16,06% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 119.652 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 100.434
- Chevrolet Onix Plus (posição 5) – 74.898 emplacamentos – Desvalorização: 14,22% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 104.493 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 89.627
- Fiat Mobi (posição 6) – 73.433 emplacamentos – Desvalorização: 13,35% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 70.693 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 61.252
- VW T-Cross (posição 7) – 72.448 emplacamentos – Desvalorização: 12,72% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 151.095 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 131.873
- Hyundai Creta (posição 10) – 65.826 emplacamentos – Desvalorização: 11,70% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 146.333 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 129.160
- Fiat Argo (posição 8) – 66.720 emplacamentos – Desvalorização: 11,35% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 86.583 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 76.751
- Hyundai HB20 (posição 4) – 88.909 emplacamentos – Desvalorização: 11,10% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 96.701 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 85.936
- VW Polo (posição 2) – 111.247 emplacamentos – Desvalorização: 1,50% – Preço médio 0km (jan/23): R$ 92.190 – Preço médio seminovo (dez/23): R$ 90.788
Dados de referência: KBB Brasil.