Oportunidade para Empresas do Setor de Pagamento de Pedágio Automático
A obrigatoriedade de implementação do sistema de pagamento automático de pedágios, conhecido como free flow, nas rodovias federais do Brasil tem aberto oportunidades para empresas do setor, tais como o Sem Parar e a ConectCar. Neste mercado, apenas cerca de 20% da frota de 60 milhões de veículos no país utilizam tags. Contudo, a cobrança de mensalidades e taxas de manutenção tem sido uma barreira de mercado para essas empresas, que buscam transformar um carro em uma carteira de pagamento.
Ampliação de Serviços pelo Setor
Com o objetivo de expandir seus serviços, as empresas de pagamento automático têm buscado englobar mais aplicações alémdo pagamento de pedágios, como o abastecimento do veículo, estacionamentos, Zona Azul e até mesmo alguns restaurantes com drive-thru, conforme relata André Turquetto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam).
Adesão do Free Flow nas Concessionárias de Rodovias
A adoção do free flow pelas concessionárias de rodovias tornará o uso de tags mais atraente, uma vez que não haverá praças de pedágio em todos os trechos, e o pagamento deverá ser feito por meio de tag ou pelo sistema da concessionária, segundo Turquetto.
- Um exemplo de aplicação bem sucedida do sistema free flow foi o piloto realizado pela CCR na Rodovia Rio-Santos (BR-101).
- Neste caso, a taxa de inadimplência da leitura de placas foi de 16%, enquanto a das tags foi quase nula.
Racional por Trás da Cobrança do Free Flow
Segundo especialistas, a cobrança pelo sistema free flow proporciona uma maior justiça tarifária. Essa prática garante mais eficácia e equidade na cobrança do pedágio, pois o valor da tarifa é calculado com base na distância real percorrida pelo veículo. Nesse sentido, cerca de 20% dos veículos que transitam por uma rodovia chegam até a praça de pedágio, de acordo com dados do setor.
Possível Economia Operacional para as Concessionárias
Para André Turquetto, a substituição das praças de pedágios pelos pórticos do sistema free flow trará economia operacional às concessionárias, visto que um pórtico pode custar até 75% menos do que um pedágio tradicional.
Expansão do Free Flow para Outras Estradas
O setor vê potencial de crescimento com a adoção de free flow em outras estradas estaduais que estão em obras, como o Rodoanel de Belo Horizonte e as rodovias federais do Paraná, entre outros.