Programa de Renegociação de Dívidas na Educação
O programa de renegociação de dívidas em educação, recentemente lançado pelo Ministério da Educação (MEC), já contabilizou mais de 164 mil renegociações a partir do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). De acordo com o balanço divulgado, estas renegociações representam um montante total de R$ 7,6 bilhões e já geraram o retorno de R$ 338 milhões aos cofres públicos.
Detalhes Sobre o Programa de Renegociação
Iniciado em 7 de novembro, o programa “Desenrola Fies” propõe descontos variados na renegociação de dívidas, que pode chegar a 77%, 92% e até 99%. Além disso, o abatimento de juros pode atingir 100%. O prazo para solicitação de renegociação se estende até 31 de maio de 2024.
O MEC informou que: “A iniciativa oferece condições atrativas para aqueles que têm débitos relacionados a contratos celebrados até 2017, em fase de pagamento e com inadimplência registrada até 30 de junho de 2023”. O objetivo do programa é auxiliar cerca de 1,2 milhão de pessoas que enfrentam dificuldades financeiras para quitar seus débitos relacionados à educação.
Como Realizar a Renegociação
O processo de renegociação ou a simulação desta renegociação pode ser feito através do banco com o qual o contrato foi assinado – neste caso, o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal. É importante ressaltar que todo o processo pode ser realizado de maneira virtual, por meio dos aplicativos dessas instituições financeiras, tornando o acesso mais fácil e prático para todos.