Redução da Taxa de Juros para Empréstimos Consignados do INSS Para 1,76%
Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova medida na quinta-feira (11) para beneficiar os tomadores de empréstimos consignados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com a nova decisão, o teto da taxa de juros para esses empréstimos será reduzido de 1,80% para 1,76%.
Esta não é a primeira vez que uma redução na taxa de juros foi anunciada. O último corte foi feito em 4 de dezembro, quando a taxa caiu de 1,84% para 1,80%. Além disso, a taxa de juros para operações através do cartão de crédito e cartão consignado de benefício também foi reduzida, de 2,67% para 2,61%.
Queda Acumulada de 17,7% em um ano
O Ministério da Previdência Social divulgou que as taxas de juros tiveram uma queda acumulada de 17,7% em um ano. Com isso, espera-se que esta última decisão de redução da taxa de juros seja efetiva dentro de oito dias úteis.
Carlos Lupi, Ministro do Ministério da Previdência Social, reafirmou o compromisso de apresentar taxas de juros mais baixas ao conselho. O Ministro explanou sobre a importância de tais medidas dizendo: “Mais da metade dos municípios do Brasil tem a economia movimentada pelos recursos que a Previdência repassa. Isso é dinheiro que movimenta a nossa economia”.
Melhoria do Tempo de Espera para os Beneficiários do INSS
Lupi também apresentou dados atualizados sobre o tempo de espera e a fila para receber benefícios do INSS. De acordo com o Ministro, em dezembro, o tempo médio de espera para os segurados foi de 49 dias. No entanto, ele garantiu que, neste ano, a espera será reduzida para 30 dias.
Planos de Ação para 2024
Durante a reunião, o Conselho Nacional de Previdência Social também analisou apresentações do Plano de Ação da Dataprev para 2024, apresentado pelo presidente da empresa, Rodrigo Assumpção, e do Plano de Ação do INSS para 2024, apresentado pelo presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.