Redução no Preço do Seguro Auto em 2023
Após enfrentar dois anos de alta, o preço do seguro automotivo apresentou uma queda significativa em 2023. De acordo com o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) da insurtech TEx, houve uma redução de 12,5% em comparação com o ano anterior.
O ano de 2023 provou ser atípico no quesito custo de seguro automotivo. Já no começo do ano, em janeiro, o índice chegou a representar 7% do valor do veículo, o maior percentual já documentado. No entanto, a partir de maio, o índice começou a registrar redução, encerrando o último mês do ano com uma pequena alta.
Motivo da Redução
A TEx atribui a queda nos preços à redução nos casos de roubo e furto de veículos, o aquecimento da demanda de seguros e a valorização dos veículos usados resultado da pandemia de Covid-19. Além dessas postagens, houve queda de 4,7% no preço dos veículos usados.
Segundo Emir Zanatto, CEO da TEx, houve uma queda significativa de 13,5% nos casos de roubo e furto de veículos na Região Metropolitana de São Paulo em 2023, a principal praça do mercado de seguros do país. Este fator é, em grande parte, responsável pela redução de 12,5% nos preços dos seguros no mesmo período.
Essas ocorrências têm um impacto considerável na determinação das taxas ofertadas pelas seguradoras, que basicamente precificam o risco de sinistros.
Variações Regionais nas Tarifas de Seguro
Um dos fatores que influencia a determinação do preço do seguro é a região onde o segurado reside, pois isso afeta diretamente as taxas de roubo e furto. Por exemplo, a região metropolitana do Rio de Janeiro pagou 6,6% do valor do carro em seguro em dezembro, que é aproximadamente 89% a mais se comparado com a região metropolitana de Belém (PA), onde se paga apenas 3,5%.
Nas capitais, a Zona Leste de São Paulo apresentou o índice mais alto de seguro auto, a 7,8%, sendo 47,2% mais caro que o da Zona Sul da mesma cidade. No Rio de Janeiro, a diferença foi ainda maior, onde a Zona Norte pagou aproximadamente 95% a mais que a Zona Sul.
Cidades como Belo Horizonte e Recife se destacaram por apresentarem a menor diferença de valores entre suas respectivas regiões.