Novo programa de bloqueio de celulares roubados pode beneficiar segurados
O programa recentemente lançado pelo governo, de bloqueio de celulares roubados, tem potencial de impactar positivamente a vida dos consumidores que possuem seguro para seus aparelhos. Os benefícios potenciais incluem a agilização do processo de reposição do celular e a possibilidade de redução do preço das coberturas. No entanto, esses benefícios só se tornarão realidade se houver uma adesão em massa ao programa governamental, de acordo com especialistas do mercado de seguros.
Números do Programa
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 700 mil pessoas já acessaram o aplicativo do programa através da plataforma gov.br. Dessas, pouco mais de 513 mil registraram os números das linhas de telefone que gostariam de bloquear remotamente. Na primeira semana de operação do programa, já foram bloqueados quase 4 mil aparelhos roubados, perdidos, furtados ou extraviados.
Benefícios do Programa “Celular Seguro”
- Agiliza o bloqueio do aparelho
- Desestimula a ação de criminosos
- Reforça a proteção do usuário quando aplicado em conjunto com seguros específicos para celulares
Seguradoras veem com bons olhos a iniciativa
Diretores de seguradoras como PicPay e BNP Paribas Cardif têm comentado positivamente sobre a iniciativa. O ‘Celular Seguro’ é considerado uma adição relevante à camada de segurança para os usuários, que mesmo com o seguro celular, podem se beneficiar do bloqueio rápido do aparelho e da perspectiva de um impacto positivo na diminuição da criminalidade relacionada ao roubo de celulares.
Futuro do seguro para celulares
Se a iniciativa do governo for bem-sucedida e resultar em uma diminuição na frequência de eventos de sinistros para roubos e furtos de celulares, o cliente poderá se beneficiar com a consequente redução no custo dos seguros para aparelhos móveis. Seguradoras como a BNP Paribas Cardif consideram que esta é uma possibilidade concreta, dada a seriedade do problema de roubos e furtos de aparelhos eletrônicos no Brasil.