Estratégia de Expansão das Seguradoras Brasileiras
O setor de seguros Brasileiro tem estabelecido ousadas metas de expansão. Até 2030, espera-se que o mercado de seguros duplique a sua atual participação de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 10%. Juntamente com um aumento de 20% na população servida, o setor também tem como objetivo aumentar o volume de indenizações de 4,6% para 6,5%.
Perspectiva dos Executivos do Setor de Seguros
Felipe Montenegro Mattos, CEO da Caixa Seguridade, expressa a estratégia de sua empresa de atender as necessidades dos seus clientes através da oferta de produtos relevantes. Por outro lado, Mauro Levi D’Ancona, CEO da 180 seguros, enfoca a importância das insurtechs e as novas tecnologias em atender as atuais necessidades dos clientes. D’Ancona sublinha a importância das empresas de seguros em aperfeiçoar seus modelos comerciais, produtos e serviços através da infinidade de dados e ferramentas disponíveis.
A Importância da Transparência
Carla Abrunhosa, Head de Marketing da Gallagher Brasil, por sua vez, destaca a necessidade de transparência na venda de produtos de seguros. Ela recomenda que os clientes devam prestar atenção principalmente às exclusões, ao invés de somente as coberturas de suas apólices.
Aspectos Negativos da Venda Casada e a Importância da Qualidade de Contratos
Ariel Couto, CEO da MDS Brasil, aponta o impacto negativo do antigo método de venda casada, onde o seguro era um componente obrigatório de alguma outra venda de produto ou serviço. Além de provocar frustração e rejeição dos clientes, tal prática é atualmente proibida pelo código de defesa ao consumidor. Ilan Goldberg, sócio do Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, destaca a liberdade do consumidor para escolher o que ele realmente deseja adquirir. Goldberg também enfatiza que a qualidade dos contratos é um fator cada vez mais importante na competição entre seguradoras.
Cuidados ao Contratar Seguros
De acordo com os especialistas, a contratação de seguro requer cuidados significativos por parte do cliente. É essencial que o cliente pesquise sobre a seguradora da qual está adquirindo o serviço, verifique as coberturas fornecidas, conheça seus limites, franquias aplicáveis e exclusões. Além disso, não se deve considerar somente o preço, e sim se os serviços correspondem às suas necessidades.