Por que o seguro auto custa até 60% menos para mulheres?
“Mulher no volante, perigo constante?” é uma expressão comum, mas os dados das seguradoras dizem o contrário. As mulheres tendem a ser mais cuidadosas ao volante, resultando em menor sinistralidade e, consequentemente, custo de seguro de automóvel mais baixo.
Dados revelam: Seguro auto é mais barato para mulheres
O levantamento da empresa Minuto Seguro, com base nos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), mostra que o seguro do carro Novo Polo Comfortline para mulheres custa em média R$ 2.062,86 enquanto para os homens o preço é em média de R$ 3.285,70. Isso representa uma diferença de 59,31% a favor das motoristas.
Os fatores que influenciam na precificação do seguro
De acordo com Emir Zanatto, CEO da TEx, e Eudes Meira, diretor de operações da Loovi, a taxa do seguro é determinada de acordo com o risco que as características do segurado trazem à seguradora, ou seja, a probabilidade de o perfil se envolver em sinistros. Elementos como as características do veículo, do condutor e os dados de mercado são levados em consideração na precificação.
A influência do gênero do condutor
“Historicamente, homens tendem a se envolver mais em acidentes que geram danos maiores e optam mais por veículos com maiores chances de serem roubados ou furtados”, explica Zanatto. Já Meira fala sobre a prudência feminina, que geralmente resulta em colisões de menor gravidade e diminui a necessidade do uso do seguro.
Os fatores que afetam os preços do seguro auto:
- Classe de bônus: A recorrência de renovações sem sinistros aumenta a classe de bônus do segurado, diminuindo o valor do seguro.
- CEP do condutor: Regiões com risco maior de roubo e furto podem encarecer o seguro.
- Valor do veículo: Veículos mais caros geralmente são menos visados por ladrões, tornando o seguro mais barato.
- Idade do veículo: Veículos mais antigos custam mais para serem consertados e são mais alvo de roubo, tornando o seguro mais caro.
- Idade do condutor: Condutores mais velhos costumam ter seguro de carro mais barato.
- Fabricante do veículo: Fabricantes diferentes têm custos de manutenção diferentes, o que pode influenciar o preço do seguro.
- Tipo de utilização do veículo: Carros utilizados para trabalho, como no caso dos aplicativos de transporte, têm seguro mais caro.
Demanda por seguro auto está em alta
O mercado brasileiro de seguros de automóveis apresentou alta de 16,53% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. A demanda maior é do público acima de 60 anos, sendo as pessoas entre 18 a 25 anos as que menos procuram, segundo o ÍNDICE Neurotech de Demanda por Seguros.