A Allos Progride no Seu Programa de Recompra de Ações
Um ano após a fusão entre Aliansce Sonae e BRMalls, a Allos, fruto do M&A, tem avançado significativamente em seu programa de recompra de ações. A estratégia de desinvestimento da empresa tem permitido esse avanço, tendo já recomprado 2,5% do total de 5% das ações da empresa em circulação no mercado. Estas recompras são alimentadas principalmente pela venda de ativos menores do portfólio da companhia, com o objetivo de aumentar a eficiência.
Desinvestimento como Combustível
A Allos tem vendido ativos periféricos do seu portfólio para fundos de investimentos imobiliários, estratégia que tem alimentado a recompra de ações da empresa, que, segundo a perspectiva da Allos, estão desvalorizadas perante o potencial dos principais shoppings. No segundo semestre de 2023, a empresa vendeu totalmente sua participação em seis shoppings e parcialmente em outros quatro. Isso permitiu levantar R$ 1,8 bilhão e anunciar ao mercado o seu programa de recompra de ações com prazo de um ano.
Manobra Estratégica para Maior Eficiência
Relatório da XP Investimentos indica que a Allos se concentrara na venda de unidades cujo NOI (receita operacional líquida) era inferior a R$ 1,3 mil por metro quadrado. A intenção em focar na venda destas unidades era buscar a melhoria da eficiência com relação ao aumento no tamanho do portfólio pós-fusão. Daniela Guanabara, CFO da Allos, acredita que renunciar a esses lucros pode potencialmente trazer um alto retorno através da valorização das ações. Desde a fusão, a empresa reduziu seu número de shoppings próprios de 53 para 47.
Retorno Operacional após a Fusão
Após a fusão, a Allos passou a ter um resultado operacional mais elevado, evidenciado por um EBITDA projetado para 2023 de R$ 1,952 bilhões. Isso ajudou a minimizar a representatividade dos ativos menores no faturamento da empresa.
Expectativas para o Futuro
A Allos espera atingir 85% das sinergias, projetadas entre R$ 180 milhões e R$ 200 milhões, até o final de 2025. No entanto, existe uma preocupação de que a empresa não possa realizar vendas pelos mesmos cap rates (taxa de capitalização) de 2023 em potenciais desinvestimentos de 2024.
Outras Estratégias da Allos
Além do desinvestimento, a Allos manteve seu esforço para melhorar o mix de lojas e expandir o faturamento com marketing. A empresa adotou estratégias direcionadas de publicidade através da marca de mídia out of home Helloo, direcionando anúncios às regiões onde o público do shopping mora. Além disso, está substituindo grandes varejistas que ocupam grandes espaços nos shoppings por dois ou três outros, proporcionando um mix mais atraente para o consumidor.