A recente alta da Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), trouxe desafios para os fundos imobiliários de tijolo, que investem em propriedades como shoppings e galpões. O aumento dos juros torna a renda fixa mais atraente, desviando investimentos dos fundos imobiliários. Isso também tende a impactar o consumo e encarecer o crédito, criando um ambiente complicado para o setor.
Apesar desse contexto, o BTG Pactual Logística (BTLG11) conseguiu se destacar como o fundo imobiliário favorito para o mês de novembro, de acordo com as corretoras consultadas pelo portal Seu Dinheiro. As cotas do BTLG11 caíram, oferecendo uma oportunidade de compra com desconto. Embora o fundo tenha sentido o impacto da Selic, ele mantém um portfólio sólido e contratos de locação de longo prazo, que devem ajudar a estabilizar suas receitas.
Na segunda posição, o Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) se beneficia da alta da Selic, com a maior parte de sua carteira atrelada ao CDI, o que pode resultar em dividendos maiores.