Recentemente, as incorporadoras divulgaram suas prévias operacionais, revelando um quadro otimista para o terceiro trimestre de 2024. Os dados indicam um crescimento nas vendas e lançamentos, o que também está se refletindo nas cotações das ações, que têm se comportado bem até agora em outubro.
Caio Araujo, analista da Empiricus Research, recomenda cautela aos investidores, enfatizando que estes devem ser mais seletivos na hora de escolher onde aplicar seus recursos. Ele destaca que os resultados positivos não estão apenas relacionados a um efeito sazonal, mas também à aprovação de projetos importantes, como o Plano Diretor da cidade de São Paulo e a segunda fase do programa habitacional Pode Entrar, que favoreceram as incorporadoras.
Esses fatores ajudaram as incorporadoras, especialmente as de baixa renda, a aumentarem significativamente seus lançamentos e vendas. Contudo, Araujo alerta que a geração de caixa pode ser transitória, uma vez que está ligada a esses projetos. O desafio que se avizinha para o setor envolve juros elevados e desequilíbrios fiscais, que podem afetar o desempenho das empresas.