Um fundo de investimento imobiliário, ou FII, nada mais é do que um grupo de pessoas com um objetivo comum: investir em ativos imobiliários.
Em outras palavras, podemos entender o FII como um investimento feito por investidores por meio da Bolsa de Valores, onde o investidor compra 1 cota ou vários fundos de ações e ganha dinheiro com a valorização dessa cota ou com a distribuição de renda pelo FII.
O dinheiro que todos investem no fundo, na forma de ações, é administrado por um gestor responsável por encontrar e fazer os investimentos mais interessantes e garantir que o fundo esteja obtendo bons retornos.
Normalmente, os ativos adquiridos são os próprios empreendimentos imobiliários, como prédios, shopping centers e galpões logísticos.
No entanto, os FIIs também podem ter outros investimentos relacionados a imóveis. Dito isso, alguns fundos também investem em títulos imobiliários (Cartas de Crédito Imobiliário ou Certificados de Recebíveis Imobiliários) e até mesmo em ações de outros FIIs.
Quais são os tipos de Fundos Imobiliários (FIIs)?
Existem vários tipos de fundos imobiliários no mercado — cada um com uma estrutura, estratégia e mix de ativos diferentes. No entanto, os FIIS podem ser divididos em três grandes categorias:
1. Fundo de Tijolo
Esses fundos estão concentrados principalmente em negócios físicos. É política do fundo imobiliário de investir na aquisição, construção ou locação de imóveis comerciais, tais como:
– Shopping Centers.
– Faculdades.
– Prédios comerciais.
– Agências bancárias.
– Centros de distribuição.
– Galpões e armazéns.
– Hospitais.
O objetivo de um Fundo de tijolo é encontrar pessoas ou empresas interessadas em utilizar os imóveis adquiridos. Em troca, o FII recebe uma renda mensal de aluguel para ser distribuída a seus cotistas.
2. Fundos de papel
A estratégia do papel FII é investir em títulos financeiros relacionados ao mercado imobiliário, como LCI, CRI, recebíveis imobiliários, ações de outros fundos imobiliários, etc. Os lucros do fundo provêm dos juros e dividendos que esses títulos pagam ou da sua venda.
3. Fundos de Fundos (FOFs)
Os Fundos de Fundos, também conhecidos como FOFs, são fundos que investem em outras ações de FIIs, sejam eles de papel, físicos ou outros FOFs. Portanto, eles são uma ótima maneira de diversificar nesse mercado, pois você pode obter vários FIIs com um investimento.
Após escolher um fundo imobiliário, basta enviar uma ordem de compra através de sua corretora para obter o número desejado de ações — assim como fazemos na compra de ações.
Para fazer isso, você deve inserir o código do fundo, o número de ações e o valor que deseja pagar. Uma oferta entra no mercado e, se os participantes do FII estiverem dispostos a vender suas cotas por esse valor, a transação está concluída.