No Brasil, os investimentos imobiliários são considerados uma das melhores opções de investimento. Isso porque investir em imóveis permite que você ganhe dinheiro sem fazer muito esforço. Além disso, os investimentos imobiliários também são flexíveis, pois você pode escolher a localização e o tipo de imóvel para seu ganho financeiro.
Primeiramente, é importante entender o que são imóveis. Basicamente, imóveis são terrenos ou edifícios usados para fins comerciais, como casas ou empresas. Com base nisso, fica fácil entender porque os imóveis são tão rentáveis e confiáveis como investimento. Especialmente quando comparado a outros tipos de investimentos. Normalmente, ações e títulos são mais lucrativos e seguros quando comparados a imóveis, mas ambos podem ser perigosos se você não souber o que está fazendo.
Segundo especialistas, a forma mais segura e lucrativa de investir em imóveis é através da compra direta. Isso ocorre porque um indivíduo pode comprar diretamente o terreno ou a construção que deseja, sem depender de terceiros. Além disso, comprar um terreno de um ente governamental dá ainda mais segurança, já que o governo é dono do terreno que está vendendo. Como você pode ver, a compra de imóveis é fácil e lucrativa quando bem feita.
No entanto, comprar imóveis por meio de um trust ou corporação também pode ser uma boa maneira de começar a investir. Isso ocorre porque as empresas geralmente têm dinheiro e desejam investir dinheiro em empreendimentos lucrativos. Ao comprar terras por meio deles, eles obtêm um excelente retorno sobre o investimento, ao mesmo tempo em que se protegem contra perdas. Além disso, vender a propriedade do imóvel por meio de escritura, em vez da compra à vista, dá-lhes ainda mais segurança. Dessa forma, eles podem vender a propriedade se precisarem de dinheiro ou quiserem reduzir o risco.
Uma desvantagem dos investimentos imobiliários é que é difícil ganhar dinheiro quando você perde dinheiro – o que acontece com frequência. Por exemplo, se um mercado quebrar ou os preços caírem, os imóveis podem perder rapidamente seu valor como investimento. Além disso, as leis governamentais mudam com frequência, o que pode afetar negativamente os valores das propriedades, bem como as operações comerciais nessa área. No entanto, existem maneiras de mitigar o risco ao fazer um investimento em imóveis – dívidas e investimentos em ações são fáceis quando bem feitos.
De um modo geral, qualquer tipo de real a partir de cinco mil deve ir para fazer um investimento em imobiliário, uma vez que é extremamente rentável e livre de riscos com o mínimo de esforço necessário. No entanto, a compra de imóveis por meio de fundos ou corporações oferece segurança extra e, ao mesmo tempo, permite que você participe do mercado. Embora os investimentos em dívida também sejam viáveis para reais até cinco mil, comprar um terreno barato e vendê-lo faz mais sentido para quantias maiores de dinheiro.