Grupo Partage Diversifica Estratégia de Investimento
O grupo Partage, conhecido por seus significativos investimentos em lajes corporativas AAA na Faria Lima, como o icônico “prédio da baleia” (Birmann 32), está implementando uma mudança estratégica. Apesar dos desafios impostos por uma taxa Selic de dois dígitos e dificuldades no varejo, o grupo está demonstrando uma apetite crescente por centros comerciais, com planos para investir mais de R$ 1,35 bilhão em quatro novos empreendimentos.
Compra de Participação e Empreendimentos Greenfields
Ricardo Baptista, empresário e um dos sócios do grupo farmacêutico Aché, lidera o grupo Partage em uma nova investida. A empresa recém-assinou a aquisição de 70% do Santana Parque Shopping, situado na zona norte de São Paulo. A operação, custeando um total de R$ 400 milhões, envolveu ainda a compra de 75% do Boulevard Campos em Campos dos Goytacazes (RJ) no final de 2023.
Adicionalmente, outros dois shopping centers estão nos planos do grupo e serão desenvolvidos como projetos greenfields. O custo previsto para estas novas construções é de R$ 950 milhões. O primeiro Shopping, em Brasília, teve a construção iniciada no fim do último ano e tem previsão de inauguração para abril de 2025. O segundo, em São Paulo, será lançado oficialmente nos próximos meses, com previsão para abril ou maio de 2026.
Uma Mudança Estratégica
Os novos shoppings representarão um marco para o grupo, que atingirá a marca de 16 empreendimentos e controlará mais de 500 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Esta expansão consolida a alteração de estratégia do Partage, que está mudando seu foco de empreendimentos “secundários” para investimentos em capitais.
Adriano Capobianco, diretor da Partage Malls, apresentou a nova abordagem estratégica do grupo. Enquanto nos negócios de lajes comerciais, a Partage optou por permanecer na região específica de São Paulo, no eixo da Faria Lima, no caso dos shoppings, a visão é contrária. A intenção é levar o desenvolvimento a outras regiões do país, preenchendo a lacuna de infraestruturas de varejo e entretenimento.
Concorrência e Planos Futuros
A Partage tem mostrado interesse em realizar mais aquisições e nega competir diretamente com Fundos Imobiliários (FIIs). A empresa acredita em seu modelo de negócio que se diferencia ao buscar o controle operacional dos empreendimentos, ao invés de participações minoritárias. A empresa possui mais de 51% da operação em todos os 14 shoppings atuais da Partage, sendo também a administradora de todos eles.
Os planos futuros da Partage são de continuidade e entrega de potencialidades, segundo Capobianco, o que diferencia o grupo de outros, cujo foco pode ser uma possível venda futura.