O Ex-Secretário do Tesouro dos EUA Aborda Riscos de Inflação
O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Larry Summers, afirmou que os investidores podem estar subestimando o risco de inflação, mesmo com mercados esperando uma queda na taxa de juros no primeiro semestre de 2024.
Incerteza em Relação à Direção da Política Monetária
Em uma recente entrevista à Bloomberg, Summers alertou sobre o risco existente que poderia ser subestimado pelo mercado. “Acho que ainda existe o risco que o mercado provavelmente está subestimando, de não conseguirmos tanto progresso na inflação quanto as pessoas esperam e de não haver tanto espaço para a flexibilização da política monetária,” disse ele.
Relatórios Recentes de Inflação e a Previsão do Mercado
O índice da inflação do consumo (PCE, na sigla em inglês), indicador de inflação preferido do Federal Reserve (o banco central dos EUA, Fed), apresentou crescimento discreto em comparação as expectativas dos investidores. O índice subiu apenas 1,9% nos seis meses até novembro, 0,1% abaixo da meta do Fed.
Variáveis Complicando a Meta de Inflação
Summers, que atualmente é professor na Universidade de Harvard, revelou suas incertezas sobre a sustentabilidade da meta de inflação atual. Ele citou o seguinte como possíveis fontes de pressões inflacionárias:
- Aumentos salariais do governo federal
- Greves trabalhistas
- Um mercado de trabalho aquecido
- Riscos geopolíticos
- Recuperação nos preços das casas
Comentários sobre a Segurança Nacional e os Gastos com Defesa
Além das questões econômicas, Summers também expressou preocupação com a segurança nacional no contexto de crescentes conflitos internacionais. Segundo ele, o novo panorama global exigirá um aumento dos gastos com defesa e um foco maior em questões de segurança nacional.