Entenda a Letra de Crédito do Desenvolvimento
A Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) é um novo modelo de investimento que foi proposto pelo governo federal em dezembro. Especialistas no setor financeiro acreditam que as LCDs possuem grande potencial para se tornarem uma parte significativa das carteiras de renda fixa.
O foco da Letra de Crédito do Desenvolvimento
Este instrumento de investimento tem o objetivo de captar recursos para o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e bancos de desenvolvimento estaduais. O alvo destes recursos são principalmente os projetos de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Ainda em fase de aprovação
O projeto de lei que institui a LCD ainda se encontra em tramitação no Congresso Nacional. Como tal, muitos dos detalhes ainda estão indefinidos. Porém, os analistas esperam que a dinâmica deste novo instrumento seja similar as das Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs).
Comparando com os concorrentes
As LCIs e LCAs oferecem isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas e uma alíquota fixa de 15% de IR para pessoas jurídicas. A expectativa é que as LCDs sigam o mesmo padrão, tornando-se assim, uma opção atrativa para investidores em geral.
Questões de segurança
Apesar das LCDs seguirem a isenção de impostos para pessoas físicas, o diferencial desses títulos será o risco atrelado ao emissor – especificamente o BNDES, considerado bastante seguro. According to Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed, isso agrega mais segurança ao título, sobretudo para investidores que não têm condições de avaliar o risco de várias empresas.
Remuneração
O retorno do investimento das LCDs é bastante atrativo. A remuneração prevista deve ser superior à dos títulos públicos, mas inferior às debêntures, devido ao menor nível de risco.
Vale a pena investir agora?
Os investidores ainda terão que esperar a aprovação definitiva do projeto de lei para poder investir em LCDs, e não há uma previsão clara de quando isso ocorrerá. Especialistas argumentam que o potencial verdadeiro da LCD só poderá ser avaliado após a primeira emissão oficial do título.