A Opinião de Howard Marks sobre Renda Fixa Internacional
Segundo Howard Marks, cofundador da Oaktree Capital Management, investimentos em renda fixa internacional fornecem estabilidade para o portfólio de investidores brasileiros, especialmente em um contexto de volatilidade de ativos locais. Apesar de acreditar no potencial do Brasil, Marks realça que o país historicamente apresenta muita volatilidade, oferecendo muitos altos e baixos que podem aumentar os riscos para quem investe exclusivamente em ativos locais.
Marks vê a renda fixa internacional como um amortecedor de perdas, fornecendo um retorno razoável com a exposição a uma economia considerada mais segura do mundo, seja através de papéis públicos ou privados.
Títulos de Alto Rendimento dos EUA
Investindo em títulos de alto rendimento dos EUA, é possível obter cerca de 8% ao ano de forma confiável, segundo Marks. Entretanto, ele ressalta que, no Brasil, pode ser possível alcançar rendimentos superiores, mas para buscar maior segurança, estabilidade e diversificação, pode ser necessário abrir mão de alguns ganhos.
“Isso significa não ter a expectativa de ganhar toda a recompensa que se ganharia sem a diversificação. É uma troca de vantagens no retorno para ter proteção contra a volatilidade”, explica Marks.
A Oaktree Capital Management, co-fundada por Marks, é representada no Brasil pela Gama Investimentos, gestora do grupo HMC Capital. Eles estruturam fundos locais que replicam as estratégias do grupo norte-americano.
Fator Dólar
Enquanto a renda fixa traz estabilidade, o dólar pode representar uma variabilidade adicional para esses títulos internacionais. Mesmo com a segurança de estar investido em uma economia robusta, com títulos de boa classificação de crédito e bons retornos, não é possível prever ou garantir a variação cambial.
Não está definido qual será o impacto do dólar, ele pode ser tanto positivo quanto negativo. Marks destaca que é impossível obter retornos altos sem assumir algum nível de risco. Para mitigar essas incertezas, o investidor indica a pesquisa por empresas sólidas para alocação em ações ou em renda fixa privada.
Para Marks, é essencial encontrar empresas que “tomarão o dinheiro emprestado, mas o devolverão conforme prometido”. Ele desmente a estratégia de comprar títulos baseando-se apenas na expectativa de que eles irão valorizar. A visão de longo prazo é o que vale, segundo ele.