Quer aprender a poupar energia? É uma boa escolha. A conta de luz pode afetar o orçamento, sobretudo na bandeira vermelha, quando a tarifa é mais cara.
Nesses casos, há um aumento de, no mínimo, R$ 3,971 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumido. No entanto, esse valor pode subir para R$ 9,492 na segunda bandeira vermelha.
Sempre é bom economizar para uma vida financeira mais tranquila, então confira dicas para reduzir o consumo.
Nove dicas para economizar energia
Atitudes como aproveitar a luz do dia e outras mais técnicas, como o posicionamento de eletrodomésticos, fazem sua conta de luz ficar mais cara ou barata.
Então, utilize as dicas e poupe energia na sua residência:
1. Aproveite a luz do dia
Abra as janelas e deixe a luz natural entrar nos cômodos.
Dessa forma, você não precisa ficar ligando as luzes durante o dia.
A cor das paredes e do teto também influencia. Escolha tons mais claros, pois eles são mais eficientes na reflexão da luz.
2. Diminua a luminosidade da luz artificial.
Sabe aquele ambiente que você não costuma utilizar? Sensores de movimento ajudariam a diminuir o consumo de energia no local, não é?
Dessa forma, as luzes se apagarão automaticamente quando não houver ninguém no cômodo.
Outra opção interessante é utilizar um dimmer em alguns interruptores da sua residência. O dimmer é um regulador de luminosidade, que possibilita ajustar a intensidade do clarão e, por consequência, minimizar o desperdício de energia.
3. Troque as suas lâmpadas.
Se você ainda tem lâmpadas fluorescentes ou incandescentes (o que é pior) na sua residência, está atrasado. Já está mais do que na hora de substituir esses modelos pelas lâmpadas de LED.
Além de serem mais baratas em 80% do que os outros dois tipos, elas também têm uma maior duração, requerendo menos manutenção.
4. Evite colocar a geladeira perto do fogão.
Mais para frente, iremos discorrer sobre como economizar energia com o refrigerador, mas, como dica adicional, deixamos aqui que ele não deve ficar perto do fogão.
Como a temperatura varia muito entre os dois quando estão operando, é necessário um maior consumo de energia para funcionarem adequadamente.
A solução é analisar as opções de espaço que temos e tentar colocar os eletrodomésticos em lugares diferentes.
5. Desligue o stand-by.
Alguns dispositivos, tais como televisão, micro-ondas, carregador de celular e notebook, permanecem consumindo energia mesmo após serem desligados.
Isso ocorre porque ficam em modo de espera, representando até 12% do consumo de energia de uma casa.
Uma dica útil é não deixar seu celular carregando enquanto você dorme, por exemplo, e somente recarregá-lo quando a bateria estiver baixa.
6. Desconecte os eletrônicos da tomada
Outra opção para impedir o consumo de energia em modo stand-by é desplugar os aparelhos da tomada quando não os estiver usando.
Evidentemente, isso é inválido para o refrigerador, por exemplo, uma vez que ele não pode permanecer por longos períodos sem estar na tomada.
7. Escolha eletrodomésticos que economizem mais energia.
A antiga máxima “o barato sai caro” se aplica muito bem à relação entre eletrodomésticos e a conta de luz.
Escolher modelos mais acessíveis, mas com menos força e uma baixa eficiência energética (na escala E) é uma prova disso.
Dessa maneira, fique atento ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) antes de concluir a aquisição e prefira os produtos A, os mais eficientes.
Significa que, na prática, eles economizam energia.
8. Utilize a máquina de lavar com cuidado
A lavadora de roupa também pode ser uma das responsáveis pelo desperdício de energia. Algumas das dicas para se usar este eletrodoméstico de forma mais consciente são:
- Prefira lavar mais roupas de uma só vez ao invés de poucas.
- Para evitar o uso exagerado de água, sabão e amaciante, basta diminuir a quantidade utilizada na lavagem.
- Use a opção de secagem somente se necessário, pois gasta mais energia.
9. Acumule roupa para passar a ferro.
O ferro de passar, responsável por 7% do consumo de energia elétrica mensal, é um dos eletrodomésticos que mais consomem.
Dessa forma, a economia aqui é utilizar somente quando tiver uma grande quantidade de peças para desamassar.
Outros afazeres são escolher a graduação ideal para cada peça de roupa, para assim economizar energia, e ter certeza de desligar o eletrodoméstico sempre que não for necessário.