A Petrobras anunciou que irá pagar menos dividendos este ano em relação aos US$ 38 bilhões distribuídos em 2022 e deve rever a política de usar 60% do fluxo de caixa livre da companhia, de acordo com um relatório divulgado pelo UBS nesta terça (03).
Há dúvidas quanto ao momento em que tais modificações serão realizadas e se os lucros do quarto trimestre de 2022 estão sob ameaça, aprecia o banco de investimento.
Os analistas Luiz Carvalho, Matheus Enfeldt e Tasso Vasconcello dizem que o senador Jean Paul Prates deve assumir a Petrobras em até 60 dias se o presidente Caio Paes de Andrade renunciar.
Jean Paul Prates poderá assumir o posto, mas não terá influência porque a diretoria e administração continuarão.
Enquanto isso, o governo planeja chamar uma nova reunião para escolher uma nova liderança, segundo o documento.
O documento aponta haver uma possibilidade de que os dividendos do quarto trimestre de 2022 sejam analisados por um novo conselho alinhado com o governo petista, uma vez que será necessário um período de 45 a 60 dias para a eleição de uma nova assembleia.
A UBS revisará a política de preços dos combustíveis, mas precisará de tempo e mudanças na gestão. O banco recomenda vender ações da Petrobras, mantendo o preço em R$ 22,00 para as preferenciais, representando uma queda de 4% dos papéis.