As grandes oscilações dos ativos da Americanas nos últimos sete dias também afetaram os fundos de renda fixa do Nubank. Algumas carteiras do banco tiveram rentabilidade negativa por investir em crédito privado e debêntures da varejista, causando reclamações nas redes sociais.
O “Nu Reserva Imediata”, um fundo do banco, perdeu rentabilidade e ficou no vermelho.
Segundo a CVM, a carteira do “Nu Reserva Imediata” tinha cerca de 1% em duas debêntures da Americanas. A carteira, que rendia 109% do CDI, agora rende 37% do CDI nos últimos 30 dias, segundo o aplicativo do banco.
O fundo possuía aplicação mínima de um real, era “de baixo risco e alta liquidez” e era uma opção para quem buscava um rendimento superior ao da poupança.
As diferentes formas do fundo, que reúne mais de um milhão e duzentos mil cotistas e é o maior desse tipo no Brasil, causaram medo nos investidores. Nas redes sociais, diversos usuários postaram mensagens de insatisfação ou avisos. O banco apareceu entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta tarde.
A Nu Asset Management, gestora do Nubank, disse que o fundo “Nu Reserva Imediata” é de baixo risco, com “altíssima liquidez”, e visa um desempenho melhor que o CDI.
A gestora também salientou que a carteira teve um rendimento real (descontando a inflação) positivo de 2,72% nos últimos 90 dias e “segue uma trajetória de rentabilidade de longo prazo, apoiada pela diversificação de investimentos”.
O Nubank disse que tem opções de investimento diferentes. “10% das Caixinhas têm fundos no Nu Reserva Imediata. De acordo com um comunicado, o impacto de rentabilidade desse fundo específico, causado pelo evento atípico de mercado, tende a ser minimizado pelo decorrer do tempo devido à estratégia de gestão do fundo.”