Muitos de nós temos uma relação de amor e ódio com nossos bancos. É conveniente, mas as tarifas bancárias podem ser uma surpresa indesejada. Em 2010, a resolução nº 3.919 do Banco Central do Brasil (BC) foi publicada, consolidando as normas sobre a cobrança de tarifas pelos serviços das instituições financeiras. Mas você sabe o que isso significa para o seu bolso?
Em uma era onde a educação financeira é mais importante do que nunca, é essencial entendermos nossos direitos enquanto consumidores de serviços financeiros.
Entendendo a Resolução do Banco Central
A resolução nº 3.919 é uma norma do BC que trata sobre a cobrança de uma série de serviços prestados pelas instituições financeiras. Isso inclui serviços prioritários, especiais e diferenciados. A cobrança de tarifas deve estar “prevista em contrato” ou ter sido previamente autorizada ou solicitada pelo cliente.
Serviços Essenciais e Gratuitos
A resolução também estabelece uma lista de serviços essenciais que os bancos devem oferecer sem cobrar tarifas. Isso inclui fornecimento de cartão de débito, realização de saques e transferências, consulta online, entre outros para contas corrente. Já para contas poupança, também há serviços como fornecimento de cartão de movimentação, saques, transferências, consultas na internet, entre outros. Mas, atenção: o uso desses serviços além dos limites estabelecidos pelo Banco Central pode ser cobrado pelos bancos.
Os Direitos do Consumidor e Deveres dos Bancos
Os bancos têm o dever de comunicar de forma clara e transparente os serviços prestados e as tarifas associadas a eles. O consumidor tem o direito de pedir o ressarcimento de até cinco anos para trás, se constatado que estava pagando por um serviço que é oferecido gratuitamente.
Como Pedir Estorno das Tarifas
Se você identificar que foi cobrado indevidamente, pode solicitar o estorno das tarifas pelos canais de atendimento do seu banco. Em caso de recusa ou insatisfação com a solução apresentada, é possível registrar uma reclamação no Banco Central, que é responsável por fiscalizar essas instituições financeiras.
A palavra do Banco Central e dos Bancos
O Banco Central destaca que a relação entre cliente e banco é regida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os bancos por sua vez, afirmam que cumprem todas as legislações e regulamentações do Banco Central, e destacam que a adesão ou migração para o pacote de serviços essenciais gratuitos pode ser feita a qualquer momento.
Lembre-se, a educação financeira é uma ferramenta poderosa que nos permite tomar decisões informadas, proteger nosso dinheiro e buscar nossos direitos quando necessário. Portanto, não tenha medo de fazer perguntas, ler a letra miúda e desafiar qualquer coisa que não pareça correta. Seu futuro financeiro agradece!