O iene desvalorizou-se em relação ao dólar neste domingo (27), cotando-se a 152,999 ienes por dólar, após sinais de que o Partido Liberal Democrático (PLD), liderado pelo primeiro-ministro Shigeru Ishiba, poderá perder a maioria na Câmara Baixa do Parlamento japonês, algo que não ocorre há 15 anos. Esse movimento gera preocupações sobre a instabilidade política no Japão, a quarta maior economia do mundo.
A perda da maioria parlamentar pode complicar o processo de aumento das taxas de juros, com o Banco do Japão (BoJ) se preparando para anunciar sua decisão de política monetária na próxima quinta-feira (31). O PLD, que tem dominado a política japonesa desde o pós-guerra, parece ter sofrido um golpe nas urnas devido a um escândalo de financiamento e à inflação crescente.
Segundo uma pesquisa da Nippon TV, em colaboração com o Komeito, o PLD deve obter apenas 198 das 465 cadeiras na Câmara Baixa, muito aquém das 233 necessárias para manter a maioria. Se essa projeção se confirmar, será o pior resultado do partido desde 2009.