Desvalorização das Commodities Atinge Ibovespa
O Ibovespa enfrenta uma queda na manhã de segunda-feira, causada pela desvalorização das commodities. A situação é agravada pela liquidez potencialmente reduzida, dado que as bolsas de Nova York estão fechadas por causa do feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos.
Recuo Moderado do Índice Bovespa
Apesar da queda de quase 3,00% do minério de ferro e aproximadamente 1,00% do petróleo, o recuo do Índice Bovespa é moderado. Isto ocorre em razão da ausência de condutores significativos, visto que a agenda de indicadores está esvaziada neste dia.
Aguardando Sinais da MP da Reoneração da Folha de Pagamentos
Os investidores mantêm-se observadores quanto a possíveis sinais da Medida Provisória da reoneração da folha de pagamentos. Estes sinais podem emergir através de uma reunião entre o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Cenário Europeu
Na Europa, as bolsas estão em queda com o início do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Os investidores também estão na expectativa dos próximos sinais de política monetária com a iminente divulgação da ata da última reunião do Banco Central Europeu (BCE).
Impactos no Setor de Commodities
A queda de 3,17% do minério de ferro em Dalian, na China, está impactando as ações da Vale, mas de forma um pouco menos intensa. Da mesma forma, a queda do petróleo afeta a estabilidade dos papéis da Petrobras. As ações das aéreas também estão sofrendo uma queda brusca devido aos problemas financeiros do setor.
Ações da Gol e Azul PN em Queda
- As ações da Gol lideram as perdas com uma queda de cerca de 12%.
- A Azul PN apresenta uma queda de 3,58% perto das 11 horas.
Situação na China
Nesta segunda-feira, o banco central chinês (PBoC) decidiu manter as taxas de juros do país inalteradas, contrariando as expectativas de redução. Esta decisão gerou especulações sobre os próximos passos da política monetária chinesa.
Índice Bovespa ao Fim da Semana
Na sexta-feira, o Índice Bovespa fechou em alta de 0,26%, aos 130.987,67 pontos. Na semana, o índice apresentou queda de 0,78%. Nesta data, o Ibovespa cai 0,22%, aos 130.700,11 pontos, após uma queda de 0,56% na mínima aos 130.252,73 pontos.
Expectativas Para a Semana
As expectativas para o cenário financeiro durante a semana são de indefinição até que o nível do Ibovespa caia para 128 mil pontos ou suba para 133 mil pontos, que foi o recorde. Existe otimismo em relação ao fluxo de recursos, especialmente de estrangeiros, principalmente a médio prazo.