Inflação maior que o esperado afeta mercados financeiros
O Ibovespa encerrou a sessão desta quinta-feira com uma queda de 0,15%, registrando 130.648 mil pontos. A sessão foi caracterizada por oscilações variando entre ganhos e perdas, refletindo um cenário de incerteza relacionado ao aumento significativo da inflação no Brasil e EUA.
Os dados de inflação no Brasil, medidos pelo IPCA, aceleraram para 0,56%, elevando o acumulado no ano para 4,62% – uma porcentagem maior do que o esperado. Comentários de economistas sugerem que este aumento na inflação pode dar margem a reconsiderações sobre a taxa Selic.
Análise dos mercados americanos
Similarmente aos acontecimentos no Brasil, a inflação ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos também demonstrou um aumento maior do que o esperado, registrando alta de 0,3% no mês de dezembro e fechando o ano em 3,4%. Este cenário tem gerado incertezas quanto às próximas ações do Federal Reserve, porém, continua a prevalecer a previsão de que cortes de juros serão implementados ainda no primeiro semestre do ano.
Impacto no mercado financeiro
O aumento da inflação resultou em um impacto negativo no mercado financeiro. Foram registradas quedas em ações da MRV (MRVE3), que fechou a sessão com menos 11,78%, e do Bradesco (BBDC4), com queda de 0,50%.
No entanto, algumas ações registraram um bom desempenho, como a do Itaú Unibanco (ITUB4), com alta de 0,18%, e a do Banco do Brasil (BBAS3), que apresentou um aumento de 0,68%.
Impacto na Petrobras e Vale
O cenário de inflação levou ao aumento de algumas commodities e, consequentemente, nas ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que registraram alta de 0,53% e 1,02%, respectivamente.
O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura registrou alta de quase 1%, beneficiando as ações da Vale. Petrobras, por sua vez, se beneficiou do aumento do petróleo nas duas principais referências.
Impacto no setor de energia
O setor de energia também foi afetado, com Eletrobras (ELET3) aprovando a incorporação de Furnas, fazendo com que suas ações subissem 1,05%.
No final da sessão, o dólar diminuiu 0,34%, cotado a R$ 4,874 na compra e R$ 4,875 na venda. Apesar da queda do índice Ibovespa, o mercado financeiro aguarda os próximos desenvolvimentos a fim de avaliar e responder aos impactos da inflação em uma escala mais ampla.