À medida que as festividades de fim de ano se aproximam, a atividade dos investidores tende a diminuir, mas ainda existem dados econômicos significativos a serem divulgados. No Brasil, a semana começa com o Boletim Focus, que será apresentado pelo Banco Central na segunda-feira, dia 9 de dezembro.
No dia seguinte, os investidores estarão atentos ao IPCA de novembro, que mede a inflação oficial no país. A China também trará informações relevantes ao divulgar sua balança comercial.
O ponto alto da semana para os investidores brasileiros será na quarta-feira, dia 11 de dezembro, quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciará sua última decisão sobre a taxa de juros do ano, encerrando o ciclo sob a liderança de Roberto Campos Neto.
O mercado, após um descontentamento com o pacote fiscal de Fernando Haddad, projeta um aumento na Selic. No cenário internacional, o relatório da OPEP e o CPI dos EUA serão eventos importantes a serem monitorados.
A quinta-feira, 12 de dezembro, trará dados da Zona do Euro, com a divulgação do PIB de outubro e a decisão do Banco Central Europeu sobre os juros. A semana termina com a divulgação do IBC-Br de outubro no Brasil, que é uma prévia do PIB nacional.