Nesta quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou um aumento na taxa Selic, que passou de 10,50% para 10,75% ao ano. Essa decisão marca o início de um novo ciclo de alta, após um período de cortes que começou em agosto do ano passado e uma fase de estabilidade nas taxas.
O aumento já era esperado pelo mercado, embora houvesse incertezas sobre a magnitude do ajuste, que se concretizou em 0,25 ponto percentual. A decisão foi impulsionada por uma inflação crescente e uma atividade econômica em expansão.
Enquanto isso, o Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos cortou suas taxas em 0,50 ponto percentual, iniciando um ciclo de quedas. Apesar do cenário internacional mais favorável, espera-se que o ciclo de alta da Selic no Brasil seja breve, com novas elevações previstas nas próximas reuniões.
Os economistas projetam que a Selic pode alcançar 11,25% até o final deste ano, com uma possível redução para 10,50% até o final do próximo ano, conforme o último Boletim Focus do Banco Central.