Votação da indicação de Gabriel Galípolo ao Banco Central será em 8 de outubro
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quarta-feira (4) que a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central será votada em plenário no dia 8 de outubro. Esta decisão encerra a incerteza sobre a confirmação da indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pacheco também determinou um prazo para que o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), agende a sabatina de Galípolo. “Estamos encaminhando a mensagem à CAE. Cabe ao senador Vanderlan definir os dados da sabatina”, disse Pacheco.
O presidente do Senado destacou que, devido à proximidade das eleições municipais, é difícil reunir um bom quórum no plenário ainda em setembro, o que motivou a decisão de adiar a análise para após as eleições.
Quem é Gabriel Galípolo?
Gabriel Galípolo é economista com sólida experiência no setor público e privado. Ele é formado em Economia pela PUC-SP e possui mestrado em Economia Política pela mesma instituição. Foi CEO do Banco Fator de 2017 a 2021 e atuou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda em 2023, sendo visto como um aliado de Fernando Haddad.
Sua indicação é considerada estratégica para alinhar as políticas monetária e fiscal do governo.