Imposto sobre fundos pode superar R$ 8,7 bi com o ‘come-cotas’ de n...

A cobrança semestral do imposto sobre os rendimentos de fundos de investimento, conhecida como “come-cotas”, está prevista para novembro e pode arrecadar mais de R$ 8,7 bilhões.

LEIA MAIS

Funcionamento do Come-Cotas

A cobrança do “come-cotas” é feita automaticamente a cada seis meses, retirando uma parcela das cotas que representam a rentabilidade do fundo no semestre.

LEIA MAIS

Fundos Impactados

A taxação incide sobre fundos de renda fixa, multimercados, crédito privado, cambiais e ouro. Fundos de ações, debêntures incentivadas e previdência estão isentos.

LEIA MAIS

Antecipação do Imposto

O come-cotas funciona como uma antecipação do imposto. Em caso de resgate antes do prazo mínimo, o investidor deve pagar a diferença para a alíquota total devida.

LEIA MAIS

Exemplo de Cobrança

Se uma pessoa investiu em um fundo de longo prazo e resgatou a aplicação 10 meses depois, a alíquota correta seria de 20%. Como o recolhimento semestral foi feito a 15%, no resgate será cobrada a ...

LEIA MAIS

Alíquotas e Pagamentos

Os rendimentos estarão sujeitos a Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) à alíquota de 15%, com pagamento até 31 de maio de 2024 ou parcelado em 24 meses com correção pela taxa Selic. Há também a...

LEIA MAIS

Importância da Arrecadação

A arrecadação do come-cotas é crucial para o governo federal, contribuindo significativamente para o orçamento público e a gestão fiscal.

LEIA MAIS

Veja mais