Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) têm ganhado popularidade, com um crescimento de 70% no número de investidores desde o final de 2023.
LEIA MAISAtualmente, 38 mil CPFs investem em FIDC, de acordo com dados da Anbima, refletindo o aumento do interesse por esse produto financeiro.
LEIA MAISApesar do crescimento, muitos investidores ainda resistem ao FIDC devido ao seu risco mais elevado em comparação a outras aplicações de renda fixa.
LEIA MAISA sanção da Lei 14.905/24 pelo presidente Lula, em vigor desde agosto, pode alterar essa percepção, trazendo benefícios significativos aos investidores.
LEIA MAISA nova legislação uniformiza a aplicação de correção monetária e juros em pagamentos atrasados, além de flexibilizar a Lei da Usura, que anteriormente gerava incertezas jurídicas.
LEIA MAISCom a nova lei, a transferência de direitos creditórios para FIDC não invalidará a cobrança de juros compostos, permitindo que os fundos operem com maior segurança e rentabilidade.
LEIA MAISA possibilidade de aumentar as taxas sem o risco de judicialização torna o FIDC mais atraente, potencialmente impulsionando sua popularidade e desempenho no mercado.
LEIA MAIS